Em todo e qualquer processo pelo qual a gente passa, é necessário esperar. É necessário ter cautela. Pra nascer foram 9 (ou quase 9) meses. Pra se formar, você esperou a alfabetização, o ensino fundamental, o ensino médio, a faculdade, enfim, você esperou. Esperar é essencial para deixar que tudo se cumpra, pra que se chegue ou se saia no momento certo, pra fazer os ciclos terem o seu desfecho correto. O bolo não fica pronto antes. Não adianta! Se alguém tira o bolo antes da hora, ele vai estar condenado a ser um bolo mirrado e sem aquele sabor até acabar, ou pior, até ser jogado fora. Esperar é, de fato, imprescindível a tudo na vida.
Há momentos que nós temos a ilusão de que o tempo corre contra nós. Nós pensamos: “Nossa, os anos estão passando e eu ainda não tenho uma pessoa pra sonhar junto comigo!” ou ainda “Os dias estão correndo e aquela resposta que eu preciso não vem!”. A gente não percebe que o tempo, na verdade, é nosso amigo e ele é fundamental pra tanta coisa se consolidar e se cumprir que, quando nós não o vemos como amigo que é, corremos um sério risco de estragarmos tudo com a nossa ansiedade. Com certeza, alguma vez você já pôs tudo a perder como eu. E quando nós estamos nesse processo de fazer a coisa movidos por ansiedade, nós intitulamos isso de intensidade. Esquecemos que buscar intensamente uma coisa nos deixa intensamente cansados e desmotivados em pouco tempo. A gente corre apressadamente pra lugar nenhum e volta correndo porque não era bem ali o destino que imaginamos durante a corrida. Vamos correndo e voltamos correndo, lutando pra que nossa pressa tenha o mínimo possível de consequências negativas. Existe o fator acaso, em que a pessoa vai sem saber aonde e tem a sorte de que aquilo realmente dê certo, mas nem eu e nem você deveríamos confiar nele. O que aquela música não conta é que, enquanto andarmos distraídos, o acaso nem sempre vai nos proteger. Não creia nessa mentira.
Como é bom quando nós respeitamos o tempo dos outros e o nosso próprio tempo! É preciso deixar curar o coração, conquistar devagarzinho, entender o terreno, aos poucos. O duradouro não se faz do dia pra noite. Maravilhoso é quando sabemos entender que o tempo certo para toda e qualquer coisa debaixo do céu é o tempo de Deus. Eu te convido a deixar, a partir de agora, a sua “intensidade” de lado pra conseguir viver o melhor da vida, mas com a consciência tranquila de quem deixou tudo acontecer no tempo adequado e consequentemente, do jeito mais adequado. Felicidade é deixar as mudanças chegarem nem rápido, nem devagar, mas na boa, perfeita e agradável vontade de Deus.