quinta-feira, 28 de abril de 2011

Amizade x compreensão

Vou falar um pouquinho de uma das mais importantes bases estruturais do relacionamento humano. Esse sentimento, que passa pelo amor, que passa pela confiança, que passa por tantos outros sentimentos, é algo sem o qual nossa vida fica completamente sem cor. Quem não tem amigos não gosta de sair, quem não tem amigos não vive as melhores coisas! Que graça tem uma conquista que vc estava esperando há tempos, seja em qualquer área que for, se vc não tem ninguém além da família pra contar? Que graça tem estudar sem ninguém pra rir da sua cara de sono? Que graça tem ir na piscina sem ninguém pra te empurrar de vez em quando? Tudo isso é amizade.


Existem amigos que levam o sujeito à ruína espiritual quando querem. Em nome dos prazeres que a carne pode dar, eles te motivam a fazer coisas que vc não faria sem aquela 'forcinha extra'. Há também os amigos que te ajudam a caminhar com o Senhor, te motivam, partilham dos mesmos conflitos e encontram soluções que vc tbm pode aplicar pra vc. Mas ainda não é sobre espiritualidade que quero falar. Existem certos tipos de amizade que estão além de questões religiosas e espirituais. Há exemplos de pessoas que estão na meio católico, no espiritismo, no candomblé e, claro, nos arraiais evangélicos. Por que não estariam?


Tem gente que finge que se alegra com seus sucessos, mas não! Eles não se alegram. E por falar em fingir, esses "amigos", quando tem algum problema com vc, compartilham com tooodos. EXCETO com vc. Eles não querem a via de mão dupla que faz todo o relacionamento ser saudável. Querem o 'me dá', querem o 'venha a nós', eles não fazem isso quando têm oportunidade, mas desejam que vc (além de se doar até onde pode), faça aquilo que não pode e ficam profundamente chateados quando ouvem um não. Esquecem que o amor não abusa da sua boa vontade e quando abusa, deixa no mesmo momento de ser amor. Mas o que fazer se querem que vc saia passando mal no meio de um compromisso, na hra dele começar, pra fazer um favor? O que fazer se o 'não, eu não posso' faz vc perder todo o valor para a pessoa? A resposta para isso é esperar. As vezes, amar também é esperar... Esperar a pessoa adquirir maturidade para entender que mesmo querendo, tem horas que a gente simplesmente não pode ajudar. A vontade é dizer sim para todas as coisas. Só que isso faz o relacionamento deixar de ser sadio. Eu acredito que vale se prejudicar e sofrer o dano pelo benefício do amigo(a) que você ama, mas isso tem limite. Um limite que não é todo mundo que enxerga.


Mas calma! Vc que é meu amigo e ta lendo isso, não vá pensar que é indireta pra vc, ok? rsrs Porque realmente gosto de me doar, de ajudar sim quem eu gosto e quando isso não for possível, vou dizer. Pode me pedir o que precisar, sempre. Afinal, é bom sentir que contam com a gente. Ruim é sentir que alguém não te entende quando não dá.

3 comentários:

Ministério de dança Fruto do Espírito disse...

Renato, é bem verdade que amizade é sinônimo de compreensão. Mas esteja certo que o tempo mostra quem são os veradeiros amigos. Porque quαlquer um pode estαr αo seu lαdo quαndo você estα certo, mαs um αmigo verdαdeiro permαnece αo seu lαdo mesmo quαndo você estα errαdo.

Anadia disse...

Pois é querido , me fez lembrar um louvor lindo ..." Quem é amigo suporta e crê , que é amigo é fiel até o fim."

Saiba , que o Senhor sempre vai direcionar sua vida em TODOS os aspectos , inclusive os verdadeiros e leais amigos , estes sempre serão revelados ....Continue fazendo a obra , continue louvando e testemunhando ....nos meus momentos de fraqueza espiritual e emocional sempre gosto de lembrar de vc adorando a Deus com o Deus de Promessas! Saiba o que Deus tem para sua vida é muito maior do que estes problemas que só aparecem para TENTAR roubar nosso estado de comunhão com Deus . Estarei orando sempre por sua vida querido! Ore por nós tb! A luta tem sido feroz!
Abração , Anádia

Renato Gabry disse...

Ok. Conte com minhas orações Anádia. E pode orar por mim tbm! PRECISO. Enfim.. Deus tem me ensinado muito a respeito de amizade. Sem dúvida nenhuma o melhor ensino vem da Palavra de Deus e ela é apta para discernir pensamentos. Vc e a Franciane têm toda a razão a respeito das colocações sobre amizade. O tempo realmente mostra os amigos que são verdadeiros.

Postar um comentário