segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Como Davi

O que fazer diante das acusações? Como aprender a se calar diante de calúnias, julgamentos errados e da maldade diretamente contra nós? Essa pergunta vem ecoando na minha mente por esses últimos tempos. As vezes é complicado porque, na verdade, quem nunca precisou fazer isso, num dado momento começa a precisar. Nunca foi necessário, mas passa a ser. Chega um dia em que as coisas mudam. Comecei a pensar, até que me dei conta do motivo que traz essa realidade a muitos de nós. 

Buscando na Palavra, a gente vê Davi. Um jovem que concentrava todo o seu tempo em servir a seu pai e a seus irmãos mais velhos. Ele era o MENOR na casa de seu pai. A bíblia conta que Davi, certo dia, estava pastoreando as ovelhas de seu pai e um profeta esteve em sua casa. Na verdde, era o profeta mais importante de Israel: Samuel. Então o profeta procurou entre todos da casa de Davi porque Deus havia dito que um dos filhos daquela casa haveria de ser ungido rei e o Senhor continuamente dizia: "Não é esse." Trouxeram do mais robusto e mais formoso até o menos "parecido com um rei" e a resposta do Senhor era apenas essa: "Não é esse." Até que, por último, mandaram chamar Davi, que era um menino que não chamava a atenção de ninguém. Ele bravamente lutava no campo para defender as ovelhas de seu pai, matava leões e ursos. Nada disso incomodava ninguém! Pelo contrário. Ele foi escolhido pelo Deus que não olha como nós, pelo Deus que vê o coração.

Aconteceu que Davi matou um gigante que estava ameaçando seu povo e começou a ser visto. Davi era muito admirado por todos, até pelo próprio rei Saul. Saul pensava: "Que tremendo! Um menino que matou um gigante apenas com uma pedra e uma funda (algo como um estilingue)!" Davi ministrava com sua harpa no palácio e o rei Saul era abençoado. Porém algo aconteceu! As coisas mudaram. O menino começou a crescer cada vez mais e a ser notado pelas pessoas do povo. Ele não estava acostumado a lidar com isso e nem o rei Saul. Aquela pessoa a quem ele aprendeu a admirar, agora se voltava contra ele. Como todo israelita, ele foi ensinado a amar seu rei. Apesar da perseguição que sofria, agora não era diferente. Só que Davi precisava escapar como um passarinho das armadilhas do rei e precisava continuar honrando aquele que passou a perseguí-lo, buscando sua morte. Até mesmo a oportunidade de matar seu perseguidor, Davi teve. Entretanto, ele jamais iria ferir o ungido do Senhor. No final Davi teve a vitória final, consolidando o plano de Deus na vida dele e sendo considerado (pelo próprio Deus) um homem segundo o Seu coração.

Muitas e muitas vezes, quando vc começar a crescer, alcançando coisas na área pessoal, profissional, acadêmica, ministerial ou qualquer outra, alguém vai se irritar. Uma pessoa ameaçada nas coisas que são importantes pra ela, poderá fazer qualquer coisa para destruir o motivo da ameaça. Saul estava ameaçado em seu prestígio, estava em risco de perder a glória no meio do povo e por isso, se levantou contra Davi. Enquanto Davi estava atrás das malhadas estava tudo bem. O problema foi no dia que Deus o chamou para ser príncipe no meio do seu povo. Quem sabe Deus tem chamado vc para ser levantado em algum aspecto. Se isso acontecer, aprenda com Davi: BRILHE a sua luz e acima de tudo, reconheça a unção de Deus nos outros. Porque não são apenas os pastores que são ungidos. Vc precisa reconhecer o chamado e a unção de Deus em outras pessoas também. É ela que deve te motivar a respeitar os limites que Davi respeitava. Do contrário, perde-se muito do que Deus poderia fazer. Há o tempo certo de vc aguentar as calúnias, a maledicência, os ataques às escondidas, as tentativas de minar sua reputação. Há o tempo de suportar as risadinhas e há o tempo certo de Deus te exaltar. No fim, terá valido a pena tudo o que vc suportou. E a maior glória de tudo isso, não será ter se assentado em algum trono como Davi se assentou ou mesmo subjulgar algum inimigo, mas sim ter percorrido sua trajetória vencendo como alguém segundo o coração do Senhor.

2 comentários:

Andrea Von-Held disse...

Renatinho,
Uma das coisas que acho interessante na história de Davi, é que ele foi aconselhado pelo 'próprio rei' a não lutar (qtas pessoas desacreditam em nos!?).. e por ele insistir, Saul ofereceu sua propria armadura, naquele momento ele poderia se "passar" por rei, pois vistiria sua roupa.. Mas ele escolheu exaltar o nome do Senhor com sua humildade e aparente fraqueza.. Pegue sua pedra, Renatim! Nao precisa de forjar-se com uma armadura que não te pertence (alguns, a colocam somente para aparecer!!!), e como já venceu leoes e ursos, vai ser moleza!!! rs. Bora, pq já peguei a minha!!
Gosto mto de ti, amigo!! bjim, Deia

http://andreavonheld.blogspot.com/

Renato Gabry disse...

Tbm gosto demais de vc Dedéia, vc sabe. Certamente precisamos pegar nossas pedras. Não para vencer o próximo. Tem quem pense que os gigantes são pessoas rsrs! Na verdade, os gigantes são situações muito maiores que ficam por trás. Os gigantes são a ansiedade que pode nos fazer colocar tudo a perder por reagir mal a alguma coisa, são as hostes espirituais da maldade que infelizmente conseguem atuar por causa de brechas deixadas pelas pessoas. Vencendo dessa forma os verdadeiros gigantes, eliminaremos os problemas REAIS e ainda ganharemos as pessoas.

Postar um comentário