terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Posicionamento

Acho muito interessante que muitas vezes sejamos levados nas nossas opiniões sobre algum assunto, a afirmar o que não acreditamos para agradar alguém. Durante muito tempo, pode-se fazer isso sem a percepção do que de fato está acontecendo. Quando gostamos muito de alguém, de qualquer pessoa, seja ela um(a) grande amigo(a), uma esposa(o), um familiar, enfim... Lutamos por A mais B para provar a razão de quem gostamos. Quantas e quantas mães são capazes de entrar na delegacia declarando a inocência do filho que toda a cidade sabe que é envolvido com tráfico de drogas, por exemplo.

Só que quero chamar sua atenção para uma situação em especial. Quando uma pessoa conhece Jesus, é necessário que uma série de coisas seja mudada na vida dela. O posicionamento é uma delas. Umas dos pilares da fé em Cristo é a honestidade, que antes de passar por uma questão espiritual, entra até pela porta da ética. Jesus era ético em tudo o que fazia e falava. Em Lucas 2:46 vemos Jesus ainda menino no meio dos doutores da lei, ouvindo e interrogando-os. Seria muito natural que ele, depois de adulto, escolhesse por ser um doutor da lei e fazer do ambiente dos fariseus (reliosos muito zelosos da época), base para o seu ministério. Seria até "mais confortável", eu creio. Pense! Ele poderia ensinar no templo, fazer alguns milagres nas reuniões e provavelmente ele seria, dessa forma, bem mais aceito pela classe religiosa de Israel que era muito influente, mas não! Ele não fez isso. Ele rompeu completamente com o sistema religioso dos fariseus porque viu neles a hipocrisia e a falta de verdade. Jesus sondava os corações deles e percebia isso. Da mesma forma o apóstolo Paulo, quando percebeu que Pedro comia com os gentios e se afastava deles quando os judeus chegavam, não se reteve e o repreendeu, chamando sua atenção.

Entre nós que servimos a Deus, precisa estar claro o nosso compromisso com aquilo que está certo e nossa rejeição àquilo que está errado. Se nosso amigo(a) faz alguma coisa reprovável, não devemos jamais nos colocar na posição de defensores das coisas ruins que ele pratica. Não falo aqui de ataque ou de oposição à pessoas. Os indivíduos, devemos amar em todo tempo! Mas digo com relação à manifestação de nossa opinião em qualquer situação que seja. A palavra de Deus nos diz: "Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade." 2 Coríntios 13:8

O ser humano é BASTANTE tendencioso à conveniência. Muitos dizem para si mesmos: "Se é conveniente eu fico deste lado e se não é, fico daquele!" O Senhor procura por pessoas que sejam amantes da verdade e amem a justiça a ponto de defendê-la. Não há como pensar em ser uma pessoa segundo o coração de Deus, se vc não está disposto a desagradar alguém que espera ser apoiado incondicionalmente enquanto pratica injustiça. Quem tem compromisso com a justiça e com a verdade, jamais apoia alguma coisa por conveniência, por amizades ou por qualquer outro relacionamento, ainda que seja conjugal. A esposa não pode dizer ao esposo que ele está certo em algo que ela sabe que ele não está, apenas porque o ama. Da mesma forma o amigo, jamais pode tomar para si a causa do outro, que não está amparada pela verdade. Não tem sentido essa coisa de tomar parte em lutas que não são suas. Vemos muita gente, desde que o mundo é mundo, tomando as dores de outros por amizade, se posicionando contra quem nunca os fez qualquer mal. Sejamos compromissados com a ética. Quem teme a Deus luta por quem ama sim, mas se abstêm de tomar partido em favor da injustiça.

A bíblia diz que os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre Salmos 37:29. Isso nos fala a respeito da promessa do novo Céu e da nova Terra, que hão de ser entregues pelo Senhor aos que decidirem amar a justiça como Ele ama.

0 comentários:

Postar um comentário