quinta-feira, 28 de abril de 2011

Amizade x compreensão

Vou falar um pouquinho de uma das mais importantes bases estruturais do relacionamento humano. Esse sentimento, que passa pelo amor, que passa pela confiança, que passa por tantos outros sentimentos, é algo sem o qual nossa vida fica completamente sem cor. Quem não tem amigos não gosta de sair, quem não tem amigos não vive as melhores coisas! Que graça tem uma conquista que vc estava esperando há tempos, seja em qualquer área que for, se vc não tem ninguém além da família pra contar? Que graça tem estudar sem ninguém pra rir da sua cara de sono? Que graça tem ir na piscina sem ninguém pra te empurrar de vez em quando? Tudo isso é amizade.


Existem amigos que levam o sujeito à ruína espiritual quando querem. Em nome dos prazeres que a carne pode dar, eles te motivam a fazer coisas que vc não faria sem aquela 'forcinha extra'. Há também os amigos que te ajudam a caminhar com o Senhor, te motivam, partilham dos mesmos conflitos e encontram soluções que vc tbm pode aplicar pra vc. Mas ainda não é sobre espiritualidade que quero falar. Existem certos tipos de amizade que estão além de questões religiosas e espirituais. Há exemplos de pessoas que estão na meio católico, no espiritismo, no candomblé e, claro, nos arraiais evangélicos. Por que não estariam?


Tem gente que finge que se alegra com seus sucessos, mas não! Eles não se alegram. E por falar em fingir, esses "amigos", quando tem algum problema com vc, compartilham com tooodos. EXCETO com vc. Eles não querem a via de mão dupla que faz todo o relacionamento ser saudável. Querem o 'me dá', querem o 'venha a nós', eles não fazem isso quando têm oportunidade, mas desejam que vc (além de se doar até onde pode), faça aquilo que não pode e ficam profundamente chateados quando ouvem um não. Esquecem que o amor não abusa da sua boa vontade e quando abusa, deixa no mesmo momento de ser amor. Mas o que fazer se querem que vc saia passando mal no meio de um compromisso, na hra dele começar, pra fazer um favor? O que fazer se o 'não, eu não posso' faz vc perder todo o valor para a pessoa? A resposta para isso é esperar. As vezes, amar também é esperar... Esperar a pessoa adquirir maturidade para entender que mesmo querendo, tem horas que a gente simplesmente não pode ajudar. A vontade é dizer sim para todas as coisas. Só que isso faz o relacionamento deixar de ser sadio. Eu acredito que vale se prejudicar e sofrer o dano pelo benefício do amigo(a) que você ama, mas isso tem limite. Um limite que não é todo mundo que enxerga.


Mas calma! Vc que é meu amigo e ta lendo isso, não vá pensar que é indireta pra vc, ok? rsrs Porque realmente gosto de me doar, de ajudar sim quem eu gosto e quando isso não for possível, vou dizer. Pode me pedir o que precisar, sempre. Afinal, é bom sentir que contam com a gente. Ruim é sentir que alguém não te entende quando não dá.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Em meio à dor


Essa semana aconteceu tanta coisa... Perdi minha vovó na sexta-feira e no sábado, numa força que só o Senhor podia dar, fui ministrar na ComBC em Vila Vila-ES. As vezes as pessoas que olham por fora nem imaginam como estamos no interior. Faço questão de exteriorizar minha dor o mínimo possível e manter o sorriso, o humor e a atitude praticamente iguais porque todos nós já temos tantas lutas! Fazer o ambiente pesar e sair derramando lamentos por aí não cabe pra mim, definitivamente. Por isso, odeio "contaminar" os outros com minha tristeza.  Foi muito difícil viajar e sair de casa para cumprir esse compromisso, mas quando chegamos lá, Deus operou poderosamente e de uma forma que me surpreendeu, considerando que eu tinha outras expectativas sobre aquele acústico antes de ir. Antes desse fds, eu tinha na cabeça que acústico era algo mais apresentação e menos espiritual. Mudei essa concepção! Saí de lá surpreso em ver como a graça de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza.
 

Conhecemos uma turma tão abençoada! Eles são lindos... e nossa!! É difícil ver uma turminha tão afinada. Me disseram que era pq tinha mta gente do louvor lá. Quando eu dizia: "Agora só a igreja!" via na minha frente aquela multidão cantando como um coral.. kkkkkk.. Me senti a vontade pra cantar com liberdade na ministração, sem aquele medo de alguém se atrapalhar e se 'desconcentrar do foco da adoração' na hora q eu saísse um momentinho da melodia ou cantasse um tom alto. To apaixonado pela Comunidade Batista Cristã de Vila Velha-ES. As pessoas se disseram marcadas e nos marcaram bastante.



Estou dizendo isso para testemunhar que nós cristãos, muitas vezes, quando somos chamados por Deus para alguma coisa, nos deixamos levar por expectativas ruins a respeito da missão ou mesmo por nosso estado, que as vezes é de tristeza, abatimento, cansaço físico e mental e não comparecemos. Fazendo isso, estamos dizendo não à oportunidade de ser instrumento de Deus para grandes coisas. Foi assim comigo ali naquele lugar e pode ser com vc inúmeras vezes! Diante dessas situações, não olhe para o seu estado e se veja como vc é: peça fundamental do quebra-cabeça do agir de Deus. Ele quer precisar de nós. Faça isso querido e saiba que agir assim é estar crucificado com Cristo. Deixar fluir o seu melhor, mesmo em meio à sua dor.. Escrevi essas palavras no e-mail em que enviei a escala para o ministério de louvor da igreja e achei que cabia para vc tbm. Eu sei que é difícil demaaais fazer isso de não agir segundo nosso estado. Porém queria que vc visse como foi maravilhoso pra mim quando eu tentei fazer diferente do esperado e consegui. Valeu tanto apena.. Se vc conseguir algo assim me conta depois? rsrs


sexta-feira, 15 de abril de 2011

a Vida

Quando eu nasci, lá no Rio de Janeiro, em 1988, fui cuidado por uma mulher muito especial. To falando de uma certa morena linda, casada com um mulato e herdeira de uma fortuna que mais tarde foi roubada por sua irmã. Ela gostava de casa cheia que nem eu. Amava reunir os amigos, os parentes, as pessoas queridas pra comer bastante, pra rir e nosso Pai... como ela era sincera nessas reuniões! Ela falava tudo que tinha vontade. Essa mulher era Neuza Vieira Cavalcante, mãe do pai. A melhor avó paterna que eu poderia ter. Fez umas coisas muito importantes por mim: curou meu umbigo, me levou tantas vezes na escola, me ensinou a gostar de Chicabom, me ensinou a gostar de Fanta Uva, me ensinava (do jeito dela) a importância de amar a Deus, ria de qualquer besteira que eu falasse. Ela era maravilhosa, simplesmente. Todas as lembranças que tenho dela, são dela sendo carinhosa comigo. Quando eu tinha medo, ela cantava: "Boi, boi, boi.. boi da cara preta, pega esse minino que tem medo de careta!" 


Como eu chorei agora aqui escrevendo esse trecho!!


Há algum tempo, ela piorou da diabetes que sempre teve, começou a perder parte da visão, começou a ter dificuldades pra andar por causa de um tombo que sofreu e os dias dela já não tinham mais tanto movimento e tanta cor. Ela falava sempre em mim, perguntava às pessoas... Eu fui vê-la em 2007. Foi tão bom! Era como se ela soubesse que era a última vez! E eu, sempre tão ocupado com congressos na igreja, com ensaios, compromissos com ministérios que participo ou participei, nunca voltei ao Rio pra ver essa grande mulher. A separação dos meus pais em 1993, as brigas e as complexas questões familiares, dificultaram (e muito) minha presença perto deles. Ela já não estava feliz por não andar como sempre gostou e por não enxergar quase nada. Mas eu queria vê-la, ainda mais UMA vez e pedi isso a Deus. 


Soube ontem que ela havia sido internada desidratada e com infecção urinária grave. Em apenas 1 dia, vovó foi colocada em coma induzido e teve infecção generalizada, como eu há 2 anos atrás. Quando soube da notícia da internação, comecei a me preparar para ir até lá, mas achei melhor fazer primeiro a prova que tinha hoje cedo na faculdade. E não deu tempo. Acabo de saber que minha vovó morreu hoje as 6:30. Eu choro aqui, pela mesma razão que nós todos choramos: a perda. Os milagres não são pra todos e não acontecem todas as vezes. No entanto, diante disso, mesmo não tendo conseguido ver minha avó antes que ela partisse, mesmo sendo 12:00 e considerando que ainda que eu saísse daqui agora, não chegaria a tempo do sepultamento, eu louvo a Deus pela vida daquela mulher que me pegou no colo e que fazia com que eu me sentisse tão amado, como poucas vezes na vida. Mesmo com todo esse remorso por não ter largado tudo pra vê-la enquanto era cedo, eu celebro a vida dela nesse momento, sem a qual a minha vida não existiria. Obrigado Deus!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Perdão diário

Li um recado que me enviaram hj e comecei a pensar um pouco a respeito do perdão. Alguém disse certa vez que "se vc quiser saber quem mais amou, basta lembrar de quem vc mais perdoou".. Comecei então a me lembrar.. E encontrei muuuitas pessoas nessa lista. 

Existem situações mais graves, mais sérias, em que o perdão envolve lágrimas, reconciliações complicadas.. vc sabe. Só que além disso, existe uma outra faceta do perdão que nós precisamos lembrar para viver bem. Ele precisa ser uma coisa constante. Se vc parar pra analisar, pessoas te magoam o tempo todo. Quer um exemplo prático no meu contexto? Num único dia é possível que minha mãe (que eu levo no serviço quase todo dia) dê um berro pq eu demorei demais na academia de manhã e nós estamos atrasados pra sair.. logo depois minha avó (que nós chamamos de Garota pq ela chama todo mundo assim) diz em alto e particularmente irritante som: aaaii num seei pra que 'cademia'.. Vai lavar um quintal com esfregão!  rsrs. E nesse meeesmo dia meu professor não responde minha dúvida com a boa vontade que eu espero. Mais tarde, lá pelas 10, um amigo faz uma brincadeira que eu não gosto na sala. À tardinha, alguém me conta que passou o prazo pra entrega de um trabalho. Quando chega a noite, pensando que a coisa vai melhorar, chego na igreja e .. aquele músico com quem eu tava contando no ministério de louvor não aparece! kkkkk.. Vamos lanchar depois do culto.. e na volta? Supreeesa!! A gasolina da moto acaba de novo sem eu perceber. Cara, se esse foi um dia que não exercitei o perdão, eu vou explodir, simplesmente. O interessante é que a gente explode pra fora, na maioria das vezes com a pessoa que nós menos queremos magoar ou explode pra dentro, quando vem aquela completa insatisfação com a gente mesmo.

Pra que vc consiga estar satisfeito com vc mesmo e com as pessoas, use o perdão. Não uma vez ou duas, apenas quando vc estiver profundamente magoado depois de uma ofensa séria, mas sim o tempo todo. Perdoe desde o bom dia que vc não recebeu até o opoio que vc quis e não teve. Existe um segredo sobre esse perdão: Deus faz isso com a gente da hora que acordamos até a hora de dormir. Se ele não perdoasse tanto assim, nós seriamos consumidos pro lado de 6 da tarde! rsrs.. Seja grande e perdoe. Não estou falando de deixar que as pessoas joguem vc pra lá e pra cá, conforme a vontade delas. Estou falando de não admitir ressentimentos no seu interior que te farão ficar por dias pensando naquilo ou mesmo acumulando material 'explosivo' aí dentro de vc. Dê importância ao que é importante e aprenda a não relevar o que é irrelevante
OBS: Faço assim com a 'Garota'.. kkk.. e tem dado certo.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

De volta!

Olá pessoal! Gente.. isso aqui ta completamente empoeirado. Tem mais ou menos um mês que eu naum passo por aqui. Aconteceu tanta coisa.. Aos poucos vou atualizar vcs de tudo. Alguma coisa vai nas entrelinhas pq eu não quero expor ninguém e alguma coisa vai rasgado mesmo.

Meu objetivo com o blog é que as pessoas saibam detalhes daquilo que Deus tem feito na minha vida e assim fortaleçam sua fé. Claro que também é tudo de 'bão' postar fotos, fatos.. e isso a gente faz também. Todo dia, eu recebo nos sites de relacionamento (orkut, facebook) muuuuuitos recados e pedidos de aceitação de pessoas, dizendo: "Nossa, eu orei por vc e queria te conhecer melhor agora!" ou então "Como é bom poder acompanhar a obra de Deus com vc continuando.." Enfim... esse blog é feito especialmente pra essas pessoas. Embora eu quisesse fazer isso, não tem como dar atenção pra todo mundo que eu gostaria. Ou eu teria que fazer só isso.. kkkk.. Alguma coisa eu precisava fazer e isso AQUI foi a idéia que me ocorreu.. Tornar, de algum jeito ou de outro, essas pessoas tão queridas, tão especiais, tão dignas da minha gratidão (talvez sem elas eu não estivesse vivo) mais participantes daquilo que tenho feito, do que tenho vivivo e do que eu sou. Eu não posso ligar para todos, de repente não posso falar no MSN com todos, mas posso escrever.